Novidades

Quais desses 5 estilos de decoração é o seu?

29/04/2019

Seja na moda ou na decoração, ter um estilo é a prova da nossa personalidade. Mas mesmo entendendo sobre o nosso gosto, nem sempre sabemos identificá-lo e classificá-lo tecnicamente. A vantagem de entender mais sobre o seu estilo, quando nos referimos ao decór, é que você consegue ter uma visão mais ampla sobre quais objetos e cores ornam melhor em determinados ambientes, o que combina, o que pesa, deixando a sua casa ou qualquer espaço que desejar, mais harmônico.

Ainda não sabe exatamente qual é o seu estilo? Para facilitar, fizemos uma lista com os 5 principais e suas características, além de selecionar algumas dicas e soluções para você colocá-lo em prática na sua decoração hoje mesmo. Dá uma olhada:

URBANO

Semelhante ao industrial, o estilo urbano mistura elementos do universo cosmopolita, cores sóbrias e materiais aparentes.

Assim como o estilo industrial, o urbano nasceu inspirado nos apartamentos de Nova York. Conhecido por trazer a cidade para dentro da decoração, possibilita o uso de pôsteres, quadros, cartões postais e figuras que relembrem pontos urbanos, como viadutos e ruas – compondo um cenário mais boêmio.

Além disso, pede cores sóbrias, mas equilibra bastante com o preto e paletas mais escuras. Se você se identifica com esse estilo e quer algo mais rebelde, deixe alguns materiais como tijolos e reboco expostos, isso ajuda a criar uma atmosfera mais moderna e industrial.

Ao redor do mundo, esse estilo possui diversas variações, mas algumas dicas cabem à qualquer uma dessas categorias:

  • Se você quer aderir ao estilo de um jeito mais sutil, pode apostar em quadros, painéis ou esculturas de madeira rústica ou pintada, bem como acessórios;
  • Paredes com pedras naturais ou tijolos aparentes, por exemplo, reforçam o estilo, além de causar sensação de acolhimento;
  • É preciso tomar cuidado para não carregar o ambiente: equilibre a decoração rústica com elementos mais modernos, sejam eles objetos ou peças da mobília.

MINIMALISTA

Utiliza o mínimo de peças na decoração e aposta em itens mais delicados para criar uma atmosfera harmoniosa.

Menos é mais! Sem excesso na mobília, nos objetos, muita funcionalidade e uma paleta de cores mais clean: o estilo minimalista propõe a substituição do que é desnecessário – influência da cultura japonesa. Além disso, o design se apega a alguns elementos do estilo industrial, com linhas retas e formatos geométricos simples.

O estilo também hiper valoriza a luz natural, para valorizar as paredes brancas ou off-white. Espaços fluídos, simples, sem excesso de objetos é uma das principais características. Mas é claro que ambientes vazios precisam ser aconchegantes, certo? Por isso, a dica é equilibrar o clean com texturas e o fosco em alguns objetos. Outra dica é desapegar: livre-se de coisas que você não precisa mais. E, caso tenha muito apego afetivo, você pode guardá-la dentro dos armários e deixar exposto somente o necessário, como propõe o estilo. Ah, e não esqueça: manter a organização também é essencial para colocar o minimalismo em prática da melhor forma. Se você é uma pessoa organizada, que gosta de ambientes visualmente limpos e clean, talvez se identifique com esse estilo.

MODERNO

Mobília com ângulos retos e utilização de materiais como mármore, cromado, madeira em tons claros são comuns do estilo.

Nem só de design futurista que se faz o estilo moderno, a simplicidade e a funcionalidade ajudam a compor suas principais características. Erroneamente, as pessoas costumam confundir esse estilo com o minimalista: o que diferencia ambos é que o primeiro aposta em uma paleta de cores mais diversa, além de a possibilidade de mais opções de objetos decorativos.

O estilo moderno é bem versátil, por isso uma dica para dar mais personalidade é apostar em pequenas modificações, como pregar um quadro, um espelho com moldura diferenciada, detalhes no papel de parede, etc.

Além disso, a dica é apostar em móveis com linhas mais simples – de preferência a tons neutros, para harmonizar nesse ambiente mais clean. Ah, não esqueça: a funcionalidade é primordial para esse estilo. Se você gosta de uma casa super funcional e que atenda todas as suas exigências, talvez este seja o estilo certo para você.

CLÁSSICO

O nome já diz: o estilo clássico retoma elementos de época, utilizando linhas curvas e adornos.

Uma das coisas que mais chama a atenção nesse estilo é a arquitetura: ambientes amplos, pé direito alto, paredes trabalhadas e ornamentações marcam presença. Outro ponto importante são os elementos utilizados, como mármore e madeira.

Uma dica para retomar esse estilo dentro de casa é a utilização de lustres, característicos de época. Aposte em iluminações amareladas e mobiliário com traços mais antigos. Às vezes, o diferencial está nos detalhes, como em pés de poltronas mais trabalhadas, ou estofados que retomam luxo e requinte. Esse estilo parece com você?

COLONIAL

Simples, mas confortável, o estilo traz design ornamental, com detalhes marcantes.

Com características da colonização, o estilo colonial carrega traços dos séculos passados, onde o estilo vitoriano e detalhes demarcados na decoração era hábito comum. Elementos como lustres, tapetes e porcelana marcam presença na decoração. O cuidado das peças vai desde os puxadores delicados dos móveis até o revestimento escolhido. A presença de tons mais suaves, contrastando com pontos mais escuros, marcam presença no estilo.

E aí, qual das cinco categorias acima se encaixa mais com você? Aproveite as dicas e use sua criatividade para deixar a casa com a sua cara. Ah! E não esqueça de contar com a Italínea para compor todos os cômodos de um jeito mais funcional.

Fonte: Blog Italínea

Compartilhe com alguém